12 de junho de 2011

As tendências em linguagens de programação

          As linguagens de programação vem de um contexto muito técnico e com foco em desenvolvimento de programas para ações mais complexas e de grande porte. Analisando as novas linguagens podemos ver que existem alguns caminhos pelas quais elas estão procurando seguir.



          Cada vez mais as linguagens de código livre estão aparecendo e dominando. Python, JAVA, Ruby on Rails, são linguagens de código livre que estão em alta. A razão deste maior foque é que, pelo fato delas serem livres, a facilidade de manutenção, de personalização, de otimização e adaptação às necessidades individuais é imensa. Outro motivo é o maior enfoque das linguagens no usuário, e não no desenvolvedor. Tentando criar programas mais fáceis e com interfaces amigáveis, menos técnicas. 

           Podemos ver também uma maior demanda de linguagens voltadas para a Web. Estamos em plena transição para novos serviços na nuvem (somente novos serviço, pois o conceito de computação na nuvem é antigo) e a necessidade de aplicativos leves, estáveis e com interfaces amigáveis é imediata. Linguagens voltadas para este objetivo são cada vez mais procuradas e a associação destas características com o fato de serem de código livre, facilita em muito todo o processo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário