27 de março de 2011

As 5 forças de Porter e um profissional de TI

     Em 1979, Michael Porter concebeu o modelo das 5 forças para serem analisadas em um mercado competitivo e considera-se que analisar essas forças é quase que obrigatório para traçar uma estratégia empresarial eficaz. As 5 forças são: o poder de barganha dos fornecedores, a ameaça de organizações estreantes, a ameaça de produtos substitutos, o poder de barganha dos clientes e a rivalidade entre os concorrentes.
     A melhor forma de se analisar essas 5 forças do mercado, é utilizando sistemas integrados e inteligentes. É neste momento que entra um dos papeis do profissional de TI. Um profissional de TI, entre outras funções, precisa conhecer essas cinco forças, e desenvolver sistemas eficazes e confiáveis, direcionando-os para a analise destes fatores. A necessidade de manter um controle sobre as mudanças de mercado e dessas 5 forças, além de ser cada vez maior, também exige cada vez um menor tempo de resposta. O ideal seriam as análises em tempo real desses fatores.
     Os sistemas de controle das organizações estão cada vez mais completos, complexos e rápidos. um profissional de TI precisa se adaptar e especializar cada vez mais para estar incluso no mercado de trabalho, da mesma forma que as empresas precisam se adaptar para não ficarem para trás.

fonte consultada: Wikipédia

Nenhum comentário:

Postar um comentário