27 de março de 2011

Comodismo: um veneno silencioso e certeiro

     Como dizia o profeta, mudanças sempre vem para o bem. Em 1888 um homem chamado George Eastman fundou uma companhia batizada de Eastman Dry Plate Company. Mas logo mudou para Kodak Company, pois seu produto mais famoso eram os filmes fotográficos Kodak.
     Na década de 80, um dos engenheiros de Eastman, apresentou uma tecnologia nova e muito sofisticada. Era a câmera digital. A kodak ate achou interessante, mas parecia suicídio lançar um novo produto que canibalizaria seu principal produto, os filmes fotográficos Kodak. Durante quase 25 anos eles esqueceram essa tecnologia e continuaram investindo pesado em seus filmes fotográficos.
     Em 1999 a Nikon lançou a primeira câmera digital de alta qualidade, e dai para frente a queda da Kodak foi praticamente exponencial. Os interesses nos filmes fotográficos foi caindo cada vez mais, e a Kodak forçada a se fragmentar, e hoje ela é somente mais uma empresa fotográfica dentre várias.
     A lição que se pode tirar desta história, é a de que inovar sempre é bom. Todos temos medo de mudanças drásticas, mas o comodismo tem levado muitas organizações a despencarem de seus tronos do monopólio e serem obrigadas a dividir o mercado com dezenas de outras organizações, vendo assim a queda dos lucros, as vezes da qualidade dos produtos e as vezes até a caminhada de braços dados com a falência. É necessário acompanhar quase que em tempo real as exigências do consumidor, para que não se enfrente problemas como este que a Kodak passou.


Blog consultado: Felipe de Amorim

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